FIES 2020: Inscrições, Datas, Regras, Requisitos e Resultado

O FIES 2020 é um dos programas que mais recebe inscrições todos os anos. Isso porque o programa vem auxiliando milhares de jovens que buscam ingressar em uma instituição de ensino superior particular. Para que isso seja possível, é preciso seguir os principais passos de inscrições e procedimentos do FIES 2020

FIES 2020

FIES 2020

E reconhecendo que pode ser um processo um pouco trabalhoso, mas não difícil, reunimos suas principais informações. Então, continue lendo e saiba como fazer parte da rede FIES 2020 e comece um futuro brilhante com seus estudos!

FIES 2020

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo Governo Federal, que procura financiar os jovens brasileiros com seus estudos.

Reconhecendo a situação financeira de nosso país, esse programa é procurado por milhares de jovens estudantes todos os anos, principalmente por aqueles que não possuem condições financeiras atuais para arcar com as mensalidades de Universidades particulares.

Esse Fundo de Financiamento Estudantil pode também ser solicitado por alunos que já estão frequentando algum curso superior e acabaram por se encontrar em situação de falta de dinheiro e para não deixarem o curso de lado, recorrem a este financiamento.

✓   Veja todas as vagas abertas no programa Quero Bolsa 2020

Sabendo disso, veja a seguir o que mudou e como você pode fazer parte do FIES 2020!


Novas regras FIES 2020

Recentemente, o programa decidiu realizar algumas mudanças no programa, para assim melhorar e expandir. Acontece que com as novas regras FIES 2020, é possível obter um nível maior de inscritos e com isso, mais jovens poderão realizar o sonho de concluir um curso superior.

FIES 2020

Isso porque antes, os candidatos só poderiam ter 2,5 salários em sua renda familiar. Agora, com a criação de novas modalidades, o número máximo para a renda aumentou. Sendo assim, de acordo com o padrão, quem tiver de 3 a 5 salários pode estar se inscrevendo no P-FIES, a nova modalidade.

✓ Veja também como realizar inscrições PRONATEC 2020

Veja todas as novas informações sobre o funcionamento do FIES neste vídeo completo sobre o financiamento estudantil do Governo Federal.


Como funciona o FIES 2020 

Quando um estudante faz uma solicitação pelo FIES, ele deve estar ciente de que ele deverá devolver ao banco todo o dinheiro que ele pegou emprestado para o seu financiamento. 

Porém, de acordo com as novas regras do financiamento, ao se fechar o contrato, o estudante firma um acordo de que irá pagar cerca de R$ 40 mensais enquanto faz o seu curso, para que desta forma, o seu valor diminua gradativamente. 

Mas o estudante só deverá pagar efetivamente o valor do seu financiamento quando ele estiver devidamente encerrado o seu curso, antes disso, ele só deverá fazer esses pequenos pagamentos de auxílio. 

Desta forma, quem não possui condições financeiras atuais acaba tendo mais tempo para pagar o curso, além de poder paga-lo, somente após a sua graduação e caso tudo dê certo, com um emprego na sua área de atuação. 

Porém, para aqueles que possuírem mensalidades do FIES 2020 atrasadas, o programa abriu um canal de renegociação para que estes alunos possam voltar à normalidade com o financiamento, como declarado pelo portal G1, veja a seguir: 

Estudantes que fizeram o contrato do FIES até o 2º semestre de 2017 terão até o dia 29 de julho deste ano para entrar com pedido de renegociação da dívida. Mais de 500 mil estudantes estão com parcelas atrasadas há mais de três meses. 


Quem pode participar do FIES?

Sabendo do que mudou, é preciso se atentar agora, a quem pode participar do FIES. Se ainda não sabe, veja abaixo quem pode se inscrever:

  • Candidatos que já participaram de uma das edições do ENEM a partir do ano de 2010 e em sua média final, tenha obtido no mínimo 450 pontos e não pode ter zerado a redação;
  • De acordo com a modalidade padrão, deve comprovar renda familiar mensal de até 3 salários por pessoa, concorrendo a primeira modalidade FIES;
  • E candidatos que comprovem renda familiar mensal de 3 até 5 salários por pessoa, para estar concorrendo a segunda modalidade, o P-FIES.

Esteja sempre ciente de que para ambas modalidades, é necessário está comprovando qualquer afirmação declarada pelo candidato.


Inscrições FIES 2020

Ciente de quem pode participar, veja a seguir como está realizando suas inscrições FIES 2020, confira:

FIES 2020

  • Após ser redirecionado, selecione a opção ‘Primeiro acesso’ no menu esquerdo;
  • Preencha os campos solicitados para efetuar cadastro, com seu CPF e data de nascimento;
  • Espere suas informações serem redirecionada e continue preenchendo seu formulário;
  • Escolha a instituição e curso que deseja e encerre o procedimento.

Cronograma FIES 2020

Para que você consiga de fato realizar sua inscrição, é preciso ficar atento ao cronograma FIES 2020. Isso porque você pode realizar suas inscrições e está checando a abertura de vagas de acordo com o curso que deseja.

  • Inscrições 

7 a 14 de fevereiro de 2020 

  • Resultado das modalidades FIES e P-FIES 

25 de fevereiro 

  • Complementação da inscrição na modalidade FIES 

26 de fevereiro a 7 de março 

  • Complementação da inscrição postergada 

28 de fevereiro a 11 de março 

  • Lista de espera – Modalidade FIES

27 de fevereiro a 10 de maio 

✓ Confira mais vagas abertas pelos portais:

Geralmente, o maior número de vagas fica disponível já no primeiro semestre, sendo abertas vagas no segundo semestre apenas para alguns cursos escassos. Mesmo assim, é possível aparecer algumas vagas no decorrer do ano das quais não estavam planejadas, como as vagas de listas de espera de cursos mais valorizados como direito.

Por isso, é bom que o candidato esteja sempre se mantendo atualizado sobre as vagas que serão abertas no FIES.


Resultados FIES

Depois que é feito sua inscrição, é preciso aguardar a divulgação dos resultados FIES 2020. Existe um grande número de inscritos para as vagas que são ofertadas e cada um deles passa pela seleção.

Atualmente, o método de seleção do FIES 2020 é por meio de uma nota de corte, essa nota de corte nada mais é do que a nota média do ENEM 2020 de todos os inscritos no programa.

Sendo assim, aqueles que possuírem uma nota ENEM acima da nota de corte terão maiores chances de conseguirem a vaga.

Para checar o resultado FIES 2020, o candidato poderá apenas fazer o login no site do FIES e com isso, poderá ver se foi aprovado ou não.


Central de atendimentos 

Se ainda lhe restar alguma dúvida sobre o funcionamento do financiamento estudantil feito pelo FIES 2020, você poderá ligar para a central de atendimentos do programa, veja o telefone do FIES:

  • Telefone0800 616 161;
  • Atendimento online: Clique aqui

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 5

FIES 2020: Inscrições, Datas, Regras, Requisitos e Resultado

Adicionar Comentário